sexta-feira, 31 de janeiro de 2014

IFC lança guia de boas praticas para a cana de açúcar.

A Corporação Financeira Internacional (IFC), o braço do setor privado do Banco Mundial, reconheceu a necessidade de um guia completo de boas práticas de gestão para a Indústria de Cana de Açúcar. Para atender a essa necessidade, a IFC montou uma equipe de autores, que desenvolveram, gerenciados e reabilitados novos e existentes projetos de cana em muitas partes da África. Os autores trazem uma ampla gama de habilidades para o projeto, com a sua experiência na agricultura canavieira, meio ambiente, processamento, social e campos econômicos.

Juntos, esta talentosa equipe produziu Boas Práticas de Gestão para a Indústria de Cana de Açúcar, que atende e supera a necessidade de um guia completo no campo.


segunda-feira, 27 de janeiro de 2014

Quarta usina de cana da Odebrecht recebe certificação Bonsucro



24/01/2014 às 13h59
Quarta usina de cana da Odebrecht recebe certificação Bonsucro
Por Fabiana Batista | Valor
SÃO PAULO  -  A Odebrecht Agroindustrial, braço sucroalcooleiro do grupo Odebrecht, informou hoje que a usina Morro Vermelho, localizada em Mineiros (GO), obteve a certificação internacional Bonsucro. A certificação, que atesta práticas sustentáveis na produção sucroalcooleira, abre mercado para exportação dos derivados da cana-de-açúcar para países da União Europeia e da Ásia.
O volume de cana certificado em Morro Vermelho é de mais de 765 mil toneladas, equivalentes a 82 mil litros de etanol.
Esta é a quarta unidade da Odebrecht Agroindustrial a receber a certificação, juntamente com as unidades Rio Claro (GO) e outras duas Unidades em São Paulo — Conquista do Pontal e Alcídia.
Juntas, as quatro usinas totalizam um volume certificado de 3,85 milhões de toneladas de cana.
A Odebrecht Agroindustrial informou que a empresa busca outras certificações para mercados internacionais. Todas as usinas da empresa já concluíram a certificação RFS2 (Renewable Fuel Standard), registro do governo americano emitido pela Agência de Proteção Ambiental americana (EPA, na sigla em inglês), que atesta práticas sustentáveis na produção de etanol e é pré-requisito para exportação do biocombustível para os Estados Unidos.
(Fabiana Batista | Valor)

quinta-feira, 23 de janeiro de 2014

Equipe Ecolog durante teleconferencia com fazendas membros da Bonsucro

Consultores da Ecolog realizaram hoje (23 de janeiro de 2014) nova reunião para discutir a metodologia a ser adotada durante o comparativo entre diferentes padrões de sustentabilidade. Na ocasio aproveitaram a oportunidade para conversar (teleconferencia) com representantes de fazendas da Australia, Africa do Sul e Colombia sobre suas visões a rspeito dediferentes protocolos e certificações.





sábado, 18 de janeiro de 2014

Ecolog elabora GRI para Tocantins

A Ecolog Consultoria em Sustentabilidade elaborou o primeiro GRI do Bioma Amazonico, veja depoimento da Katia Abreu. O relatório foi elaborado no nive B em português e inglês, para acesso copie o link e cole:


"O nosso Tocantins é o primeiro estado do Bioma Amazônico a elaborar  um relatório de sustentabilidade com metodologia reconhecida internacionalmente e transparência, considerando todos os atores do desenvolvimento regional. O mais jovem estado da nação, tão rico em recursos 
naturais, dá um exemplo ao resto do país."
Katia Abreu




sexta-feira, 17 de janeiro de 2014

Especialistas preparam relatório comparativo de padrões de sustentabilidade

Daniel Lobo coordenou a primeira reunião de grupo multi disciplinar para a geração de relatório comparativo entre padrões de sustentabilidade. O grupo composto por especialistas em sustentabilidade do setor de cana-de-acucar se reuniram em Ribeirão Preto para definir uma estratégia para a avalaicao comparativa entre diversos padrões nacionais e internacionais de sustentabilidade.

Maria Madalena atuou durante anos junto a Copersucar e Durval Santos com vasta experiência em sustentabilidade, colaborou na area de sustentabilidade de grupos como USJ e LDC. Juntos com Ederson compõe a equipe responsável pelo desenvolvimento do relatório integrando diferentes padrões de sustentabilidade.




quarta-feira, 15 de janeiro de 2014

Treinamento Bonsucro em Ribeirão Preto 25 e 26 de Fevereiro de 2014

Fundada em 1993, a WQS desenvolve serviços de certificação e inspeção em toda cadeia de alimentos, realizara treinamento Bonsucro na cidade de Riberiao Preto nos dias 25 e 26 de fevereiro de 2014.
Vale a pena participar!


segunda-feira, 13 de janeiro de 2014

Xisto reduz venda da Petrobras aos EUA


A alta velocidade com que os Estados Unidos ampliam sua produção de petróleo de xisto mudou o cenário geopolítico global associado ao combustível e contribuiu para uma redução de 60% nas exportações brasileiras do produto para o mercado americano em um período de dois anos. Em 2013, pela primeira vez, a Petrobras vendeu mais para a China do que para os EUA, que durante anos foi seu maior comprador.

fonte:
http://atarde.uol.com.br/economia/materias/1561097-xisto-reduz-venda-da-petrobras-aos-eua

sobre xisto: http://pt.wikipedia.org/wiki/Xisto


domingo, 12 de janeiro de 2014

Morangos orgânicos

Estudo da Esalq demonstra que morangos orgânicos são mais doces e firmes, e provavelmente mais saudáveis. Morangos e tomates produzidos de forma tradicional, com o uso de defensivos, costumam apresentar resíduos de defensivos mesmo apos a lavagem devido ao uso de produtos que são absorvidos pela planta e que não ficam somente em sua camada externa.

Leiam o artigo na integra....

http://economia.uol.com.br/agronegocio/noticias/redacao/2014/01/08/morangos-organicos-sao-mais-firmes-e-doces-diz-estudo.htm
fonte: uol.com.br

sexta-feira, 10 de janeiro de 2014

Agricultura de precisão: herbicida em taxa variada

O engenheiro florestal Marcello Pizzi coordenou mais uma avaliação comparativa entre a eficácia de aplicação de herbicida em taxa variada versus a aplicação em taxa fixa. O projeto é parte de um trabalho em parceria com a DuPont e a APagri.

De acordo com as caracterisiticas do solo (CTC, argila e MO) a APagri propõe a aplicação de herbicida pre emergente em taxa variada através de agricutlrua de precisão ao invés da tradicional taxa fixa. A Ecolog, empresa contratada de forma independente, realiaza as avaliações para avaliar eventuais benefícios desse sistema.

Em 2013 foram mais de 3 mil hectares avalaliados pela Ecolog, os resultados serão compilados e apresentados em breve. Durante essa semana o eng. florestal Marcello coordenou a equipe que realizou a avaliação em mais 400 hectares. 

Abaixo uma foto de marcelo Pizzi fazendo o levantamento de plantas daninhas emergidas após a aplicação.

Tecnicos agrícolas da usina acompanham o levantamento.

Todas as daninhas encontradas dentro do quadrado amostral sao identificadas e quantificadas.

segunda-feira, 6 de janeiro de 2014

De volta a ativa

Se passou quase um ano sem que eu postasse novidades no site da Ecolog...
Nao por falta de novidades, mas sim por falta de tempo. O ano de 2013 foi marcado por uma serie de novos acontecimentos, que me distanciaram do blog.

Em janeiro de 2013 lançamos o primeiro relatório de sustentabilidade do bioma amazônico: GRI Tocantins.

Em fevereiro, integrei a equipe da Bonsucro: www.bonsucro.com

Os trabalhos de agricultura de precisão juntamente com a DuPont e APagri apresentaram resultado bastante interessantes e foram desenvolvidos pelo Joao Bueno.

Agora 2014 se inicia e as novidades serão postadas aqui...

Nesse momento o Marcello esta em campo realizando mais um levantamento comparativo de agricultura de precisão na região de Presidente Prudente.